top of page
icon_1.png

Divina Pastora

O município de Divina Pastora está localizado na porção centro leste do estado de Sergipe,  encontra-se a um pouco mais de 40 km de distância da capital Aracaju.

Remontando a história, acredita-se que o município tenha surgido de um dos 400 currais de gado que existiam em Sergipe na época em que os holandeses invadiram a região. A pecuária, que era a principal atividade econômica da povoação, foi substituída pela plantação de cana-de-açúcar. Porém, com o fechamento dos engenhos, que geravam renda e trabalho para os habitantes, a população passou a enfrentar dificuldades. Não se sabe ao certo quando o povoado Ladeira, primeiro nome do município de Divina Pastora, começou a se formar, mas um acontecimento pode sugerir uma data aproximada.

Em 18 de fevereiro de 1700, quando o vigário Manoel Carneiro de Sá assumiu a paróquia de Siriri, a freguesia de Ladeira já existia. Em 31 de maio de 1833, por meio de uma lei provincial, o povoado tornou-se um distrito administrativo. Após três anos, em 12 de março de 1836, foi separada de Maruim e passou a se chamar Vila de Divina Pastora. O distrito demorou muito para se desenvolver e apenas em 15 de dezembro de 1938, alcançou a categoria de cidade, sendo emancipada politicamente do município de Maruim. Em 1911, o município passa a denominar-se simplesmente Divina Pastora.

De acordo com o último Censo do IBGE de 2022,  Divina Pastora possui uma população de 4.340 habitantes em uma extensão territorial de 90.508 m2, com ocorrência  do Bioma de Mata Atlântica

No município de Divina Pastora também é produzida a Renda Irlandesa, um artesanato feito por mulheres que tecem durante meses os fios envoltos num cordão. São mulheres artesãs, jovens ou idosas, mães de família, que aprenderam a tecer e carregam esse ofício cheio de história e tradição que precisam ser preservado.

São rendas que adornam o interior da igreja matriz, do altar, do pároco e que possuem estreita ligação com outra tradição da localidade: as festividades religiosas tradicionais de peregrinação à Virgem Divina Pastora.

igreja.png
icon_1.png

A

Peregrinação

No contexto sociocultural de Sergipe, o município de Divina Pastora é notável por sua forte associação a dois elementos distintivos: a produção da tradicional renda irlandesa e a anual peregrinação dedicada à veneração da santa, cuja imagem reside na Igreja Matriz local. Esses elementos se destacam de maneira proeminente quando comparados a outros municípios sergipanos, e sua visibilidade aumentou a partir da década de 1970, impulsionada pelo crescimento do turismo e uma política cultural que uniu folclore, artesanato, patrimônio histórico e patrimônio artístico como campos interconectados.

bottom of page